Este programa tem como principais referenciais normativos a lei 10.097/00, Portaria e CONAP’s publicados até maio de 2016; e o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. São seguidas as recomendações e orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – CMDCA-SP.
A execução do programa de aprendizagem é realizada com o acompanhamento do Ministério do Trabalho e Emprego, que valida/ou os cursos e onde se encontram inscritos os aprendizes no sistema denominado “Juventude Web”. Consiste em um programa de formação por tempo determinado, onde teoria e prática andam juntas (concomitantes), e é mantido em conjunto: entidade formadora, empresa e aprendiz.
O CAAP-ASA desenvolve o papel de apoio, como um elemento esclarecedor, refletindo com o adolescente os aspectos apresentados no dia-a-dia pessoal e profissional, buscando proteger e refletir sobre o início da vivência no mundo do trabalho e para que este trace seu projeto de vida. Quando o adolescente adquire conhecimentos e desembaraço suficientes para independer desse auxílio da entidade, incentiva-se sua efetivação seja na própria empresa colaboradora ou outras de seus contatos, de acordo com as possibilidades apresentadas, o tempo de contrato pactuado e de sua opção.
Com esse atendimento ao aprendiz, além de possibilitar meios para o seu sustento imediato, é viabilizada uma formação para o mundo do trabalho mais compatível com a atual conjuntura e com as necessidades e características/no ritmo do(s) jovem(s). Também são ofertadas condições para que o jovem se aproprie de outros espaços, conheça direitos e deveres para acesso às políticas públicas e trace, em conjunto com a família e a comunidade, novas perspectivas de futuro. Desse modo, o CAAP-ASA impulsiona o jovem rumo ao exercício pleno da cidadania e sua autonomia social.
Vantagens ao contratar um aprendiz:
As principais são:
– Responsabilidade social
– Formação e acompanhamento de qualidade
– Cumprimento da lei da aprendizagem (cotas)
Como contratar um aprendiz:
Basta agendar uma visita com o nosso Núcleo de Aprendizagem / Departamento de Relações Institucionais, afim de esclarecer detalhes da parceria.
Nosso “RI” atende as empresas de forma personalizada, garantindo objetividade e eficácia no processo, atendendo e buscando o desenvolvimento integral do aprendiz.